quarta-feira, 3 de julho de 2013

Fazendo o visto: Parte 1 - Em casa

Antes de mais nada, queria dizer que eu escrevi esse post por partes. Conforme fui fazendo as etapas, fui atualizando, para depois publicar em uma postagem só. =)

Se você está começando a fazer a aplicação do visto, sugiro que antes dê uma passadinha nesse post, que fala dos documentos necessários e tudo o mais.

Começando pelo começo: me inscrevendo no site do UKBA.

Não posso deixar de dizer que desde a primeira vez que eu vi, eu acho o site do UKBS uma bosta confusão!
São links e  mais links, e quando tu clica, vai para uma página que tem mais links, daí tu clica num link e vai pra mesma página que tu tava antes...  A gente fica num loop tentando achar o que precisamos, que na verdade tá num lugar que nunca iríamos olhar de primeira!

Essa sou eu, acessando o site:



Depois de 15 dias procurando (=P), achei o lugar certo, criei meu login e senha, e saí preenchendo o VAF- que fique claro que preencher formulários tá empatado com fazer ligações na minha lista de "odeio", sempre fico olhando as coisas mil vezes pra me certificar que tá tudo certinho e ainda assim fico com aquele medinho.

Como eu não estava em casa quando preenchi o formulário, salvei ele pra terminar outra hora - sim, você pode fazer isso sem problemas =).
Eis que aconteceram duas coisas:
  1. O Milton foi preencher o cadastro dele e viu que tinha uma opção "Tier4 general student" e "Tier4 general sponsored sturdent". Foi o bastante pra bater AQUELA dúvida! Então fui pesquisar nos grupos do facebook, e o pessoal todo que já fez o visto disse que era o "Tier4 general student" nada de sponsored aqui! =)

    Então, fica a dica nº1: tipo correto de visto -  Tier4 general student (sem sponsored).
  2. Quando fui tentar fazer login pra completar as informações, eu não conseguia! Cheguei a ficar agoniada, pois eu tinha absoluta certeza de que a minha senha estava correta, e nada de logar. A página simplesmente se fechava sozinha! O que eu estava fazendo era: digitar os dados, e apertar "enter".
    E aqui está a cagada o empecilho! Não dá pra simplesmente apertar enter. Tem que ir com o mouse e clicar no botão "login" - mais um erro desse site que deixa a Tati com vontade de matar alguém...

    E aqui fica a dica nº2: pra retomar o seu cadastro NÃO APERTE ENTER! Pegue seu mouse e clique em LOGIN!
A questão do pagamento eu nem vou comentar por aqui, já que fiz um post gigante falando sobre isso, então só vou deixar algumas dicas:
Para pagar o visto, seu cartão tem que ser:
  • de crédito;
  • internacional;
  • habilitado para pagamentos internacionais;
  • com limite o suficiente para que o pagamento possa ser feito (mais de R$ 1000,00).
Se você salvou sua aplicação e vai voltar para pagar, você vai ter de entrar duas vezes. Porque? Porque o site é burro, simples! =D
Quando você fizer login, vai ter uma tela com um aviso de que o seu pagamento ainda não foi efetuado e um único botão "close". Daí você clica nele, entra de novo, e aparecem as opções pra pagar.

Algumas vezes, não sei porque, quando eu entrava pela segunda vez, uma mensagem de erro dizia que meu pagamento já tinha sido feito (mas não estava). Então eu saia, entrava de novo e de novo, e dava certo!


Depois de ter feito o pagamento, foi bem tranquilo, selecionei um horário no VAC no site da WorldBridge e agora estou no aguardo do dia para ir até São Paulo!

Assim que eu for lá faço o post Fazendo o visto: Parte 2 - No VAC

Beijos e até a próxima!

2 comentários:

  1. Ola Tati. Entao, me disseram que dava pra pagar o visto com o dinheiro da bolsa que chegava no Dilma Card. É verdade ou voce teve que tirar do seu bolso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, na verdade o Dilma Card vem zeradinho. A parte da bolsa que a gente recebeu aqui no Brasil é depositada na conta que a gente fornece quando somos aceitos.
      Mas quanto ao visto, o valor não está incluso. Nos editais tem escrito que fica sob responsabilidade do estudante os gastos com passaporte e visto.

      Excluir